Sempre me fascinou a relação texto/música.Temas e fontes inesgotáveis para a criação artística, protestos, histórias alegres ou tristes... Muitas vezes a música vem, também em forma de poesia. Poesia feita de palavras, medida e ritmo. O ritmo é o núcleo da poesia. Os poetas verdadeiros são especialmente músicos de primeira ordem. A poesia da letra de música é uma escrita cadenciada, sonora... E sempre vale a pena ser apreciada. "Welcome/Bienvenue/Bienvenidos/Benvenuto/Irashaimasu”

Translate

sábado, 19 de maio de 2012

Clube Da Esquina 2 - Milton Nascimento



Porque se chamava moço
também se chamava estrada
Viagem de ventania

Nem lembra se olhou pra trás
Ao primeiro passo, aço, aço...

Porque se chamava homem
Também se chamavam sonhos
E sonhos não envelhecem
Em meio a tantos gases lacrimogênios
Ficam calmos, calmos...

E lá se vai mais um dia...

E basta contar compasso
E basta contar consigo
Que a chama não tem pavio
De tudo se faz canção e o coração
Na curva de um rio, rio ...

E lá se vai mais um dia...

E o Rio de asfalto e gente
Entorna pelas ladeiras
Entope o meio-fio
Esquina mais de um milhão quero ver então
A gente, gente, gente...

E lá se vai mais um dia...

Composição: Milton Nascimento / Lô Borges / Márcio Borges

>> Clube Da Esquina 2 >> Milton Nascimento

>> Clube Da Esquina 2 >> Lô Borges

>> Cifra

Clube da Esquina é o álbum do coletivo de músicos brasileiros conhecidos como Clube da Esquina, liderado pelos cantores e compositores Milton Nascimento & Lô Borges, a quem o álbum foi creditado. O disco foi lançado em LP em 1972 ( 40 anos).
Em 1972, Milton e Lô gravaram o disco Clube da Esquina, que chamou a atenção pelas composições engajadas e a miscelânea de sons. A capa traz a foto de dois meninos, Cacau e Tonho, fotografados em uma estradinha de terra nas proximidades de Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, próximo de onde moravam os pais adotivos de Milton Nascimento.
O LP foi eleito em uma lista da versão brasileira da revista Rolling Stone como o sétimo melhor disco brasileiro de todos os tempos.

“Achamos os meninos!”. (João Paulo Cunha, editor de Cultura - matéria do Estado de Minas)

Antônio Carlos Rosa de Oliveira (Cacau) e José Antônio Rimes (Tonho) voltam à região onde foram fotografados para a capa do disco famoso

“Fiquei feliz ao ver essa matéria”. Ele fez questão de contar como se deu a escolha da imagem dos garotos para a capa do álbum Clube da Esquina: “Foi uma coisa de louco. Nos reunimos na casa do Cafi para escolher as fotos de nuvens que ele e o Ronaldo Bastos tinham feito para o disco. De repente, no meio daquele tanto de slides, ninguém percebeu um, que passou rápido. Falei: ‘Para, Cafi. Volta!’. E aí apareceram nossos meninos. Eu disse: ‘A capa vai ser esta’. Passaram-se todos esses anos e levei um susto quando fiquei sabendo dessa descoberta”. (Milton Nascimento)

2 comentários:

Quer comentar? Oba, seja bem-vindo, sua opinião é muito importante!!!