Sempre me fascinou a relação texto/música.Temas e fontes inesgotáveis para a criação artística, protestos, histórias alegres ou tristes... Muitas vezes a música vem, também em forma de poesia. Poesia feita de palavras, medida e ritmo. O ritmo é o núcleo da poesia. Os poetas verdadeiros são especialmente músicos de primeira ordem. A poesia da letra de música é uma escrita cadenciada, sonora... E sempre vale a pena ser apreciada. "Welcome/Bienvenue/Bienvenidos/Benvenuto/Irashaimasu”

Translate

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Rastros Na Areia - Duduca e Dalvan

*SÉRIE SERTANEJA*



O sonho que tive esta noite
Foi o exemplo de amor
Sonhei que na praia deserta
Eu caminhava com Nosso Senhor

Ao longo da praia deserta
Quis o Senhor me mostrar
Cenas por mim esquecidas
De tudo que fiz nesta vida
Ele me fez recordar

Cenas das horas felizes
Que a mesa era farta na hora da ceia
Por onde eu havia passado
Ficaram dois pares de rastros na areia
Então o Senhor me falou
Em seus belos momentos passados
Para guiar os seus passos
Eu caminhava ao seu lado

Porém minha falta de fé
Tinha que aparecer
Quando passavam as cenas
Das horas mais tristes de todo meu ser

Então ao Senhor reclamei
Somente meu rastro ficou
Quando eu mais precisava
Quando eu sofri e chorava
O Senhor me abandonou

Naquele instante sagrado
Que ele abraçou - me dizendo assim
Usei a coroa de espinhos
Morri numa cruz e duvidas de mim
Filho esses rastros são meus
Ouça o que vou lhe dizer
Nas suas horas de angustias
Eu carregava você

Composição: Manoelito Nunes/Mizael
Adaptação Da mensagem de José Spera

>> Cifra

>> Mid

José, o poeta de Deus

Quem é que não leu a poesia "Pegadas na Areia" em quadro ou em capas de caderno?
Para os que não se lembram é assim:

"Uma noite eu tive um sonho...
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e através do céu, passavam cenas da minha vida.
Para cada cena que passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era meu e o outro era do Senhor.
Quando a última cena passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso me aborreceu deveras e perguntei então ao Senhor:
- Senhor, Tu me disseste que, uma vez que resolvi te seguir, Tu andarias sempre comigo, em todo o caminho. Contudo, notei que durante as maiores atribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo porque nas horas em que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixaste sozinho.
O Senhor me respondeu:
- Meu querido filho. Jamais eu te deixaria nas horas de provas e de sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas. Foi exatamente aí que eu te carreguei nos braços
".
O autor é um homem simples, nascido no Brás e que foi segurança do São Paulo Mart Center.
E muita gente imaginava que o poema era obra de um santo ou de um padre. Em parte, é verdade, porque o poeta realmente é um dedicado religioso. Seu nome, José Spera, que só resolveu sair do anonimato, ao deparar com o ator Francisco Cuocco declamando "Pegadas na Areia" no Fantástico, em 1984, dizendo que não sabia quem havia feito aquela maravilha.
José ja fez de tudo. Boêmio, romântico, farrista e brincalhão, ele descobriu o dom de escrever e poetisar os sentimentos. "Pegadas na Areia" foi o início da descoberta, composta quando José tinha 24 anos, em 1960, movida por um estranho sonho, uma vontade de escrever, um encontro de verdade com o Senhor.
Congregado Mariano da Igreja Bom Jesus do Brás, pai de dois filhos - Reginaldo e Regiane- José nunca aceitou a idéia de ser poeta, vindo a reconhecer tal fato nos anos 90.
Atualmente, José tem mais de 1.000 poesias, algumas delas musicadas por nomes como Chitãozinho & Xororó, Jackson Antunes e Chico Lobo,Duduca & Dalvan, entre outros.

(Pedro Nastri)

Vídeo-clipe do poema "Pegadas na Areia" de José Spera na voz de Cid Moreira

5 comentários:

  1. Quando a gente pensa que é bastante forte,
    Que nada consegue nos emocionar o suficiente para
    nos fazer perder o controle de nossas emoções
    Surge a inesperada surpresa!
    Obrigado por ter utilizado um texto meu
    Vou favoritar este blog. Muito bonito.
    Sucesso
    Abraços
    Pedro Nastri

    ResponderExcluir
  2. Eu que o agradeço, pois através do seu trabalho encontrei as informações que procurava para ilustrar e enriquecer meu blog/site... E ainda ter a grata surpresa da sua visita... Um profissional sério, competente e que possui uma sensibilidade peculiar... Parabéns!!!

    Abraços
    Cidinha Damaso

    ResponderExcluir
  3. esta poesia deveria ser escrita novamente nos cadernos em cartoes pois tem pessoas que estão lutando para que a essencia da vida não se perca que é o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  4. muito lindo!!
    realmente DEUS nunca se esqce de nós!!!
    nas horas difíceis ele nos leva em teus braços de amor!!!
    TE AMO JESUS CRISTO!!!♥♥♥

    ResponderExcluir

Quer comentar? Oba, seja bem-vindo, sua opinião é muito importante!!!