Sempre me fascinou a relação texto/música.Temas e fontes inesgotáveis para a criação artística, protestos, histórias alegres ou tristes... Muitas vezes a música vem, também em forma de poesia. Poesia feita de palavras, medida e ritmo. O ritmo é o núcleo da poesia. Os poetas verdadeiros são especialmente músicos de primeira ordem. A poesia da letra de música é uma escrita cadenciada, sonora... E sempre vale a pena ser apreciada. "Welcome/Bienvenue/Bienvenidos/Benvenuto/Irashaimasu”

Translate

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Eu não existo sem você - Tom Jobim e Vinícius de Moraes

Um poema do Vinicius, que é também a letra de uma linda canção da dupla Vinicius/Jobim e que eu adoro.

Eu sei e você sabe, já que a vida quis assim
Qua nada nesse mundo levará você de mim
Eu sei e você sabe que a distância não existe
Que todo grande amor
Só é bem grande se for triste
Por isso, meu amor
Não tenha medo de sofrer
Que todos os caminhos me encaminham pra você

Assim como o oceano
Só é belo com luar
Assim como a canção
Só tem razão se se cantar
Assim como uma nuvem
Só acontece se chover
Assim como o poeta
Só é grande se sofrer
Assim como viver
Sem ter amor não é viver
Não há você sem mim
E eu não existo sem você

Autoria: Tom Jobim e Vinícius de Moraes

Eu não existo sem você >> CIFRA

Música lançada em 1958, fez parte da trilha sonora do filme "Pista de grama" de Haroldo Costa, onde aparecem Tom ao piano, João Gilberto ao violão e a "Divina" Elizeth Cardoso cantando. Gravada também por Maysa em 1958 no seu LP "Convite para ouvir Maysa nº 3". Composição maravilhosa onde a letra de Vinícius e a música de Tom casam-se harmoniosamente.
"Eu não existo sem você" faz parte da série de músicas românticas dos anos 50, quando a refinada musicalidade de Tom Jobim e a letra de grande erudição de Vinícius marcaram muito essa época.

Manuscrito de Tom Jobim.

Manuscrito de Tom Jobim. Guia de orquestração para o maestro Leo Peracchi elaborar o arranjo de orquestra para o LP "Por toda minha vida", com a cantora Lenita Bruno, 1959.
No compasso 19 (o último da quarta pauta) Tom se esqueceu de escrever a cifra do acorde, um Ré maior: D7+ (ou Dmaj7).
Esta partitura inclui o lindíssimo interlúdio em Lá menor, só com a orquestra, que começa na sexta pauta. Depois, volta o canto.

2 comentários:

Quer comentar? Oba, seja bem-vindo, sua opinião é muito importante!!!