Sempre me fascinou a relação texto/música.Temas e fontes inesgotáveis para a criação artística, protestos, histórias alegres ou tristes... Muitas vezes a música vem, também em forma de poesia. Poesia feita de palavras, medida e ritmo. O ritmo é o núcleo da poesia. Os poetas verdadeiros são especialmente músicos de primeira ordem. A poesia da letra de música é uma escrita cadenciada, sonora... E sempre vale a pena ser apreciada. "Welcome/Bienvenue/Bienvenidos/Benvenuto/Irashaimasu”

Translate

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Encontro de Corais de Guarulhos - 2ª edição

2º Encontro de Corais de Guarulhos
Coral EducaNção apresentando "Dança dos Meninos" de Milton NAscimento e Arranjo de Vanderlei Banci, em 17/10/2007


A Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos promoveu nesta última quarta-feira,17 de Outubro, às 19h30, no Teatro Adamastor do Centro, o Encontro de Corais Categoria Adulto, em sua 2ª edição, que reuniu sete grupos em apresentações musicais que envolveu desde lírica erudita, passando pela canção pop norte-americana até o cancioneiro popular brasileiro e canções italianas. Essa diversidade musical vai de encontro à concepção do Projeto de Canto Coral da Rede Municipal de Guarulhos integrando diferentes grupos de diversas regiões, na perspectiva de trocar experiências entre várias culturas e/ou linguagens musicais.

Sob regência de Neli Demonico de Melo, o Coral da UnG iniciou o evento apresentando quatro músicas: Per Crucem (Cânon de Bach); A música tema do filme Forrest Gump, Arranjo: Lydia de Godau; Novo Tempo(de Ivan Lins), arranjo: Neli de Mello e Nirvana(El Bosco), arranjo: Neli d. Mello.

Na sequência o Coral Amici di Casalbuono e o Coral da Associação de Cultura Italiana Anita Garibaldi, regidos por Álvaro Loreto, apresentaram O Sole Mio(E. Di Capua/G. Capurro; Cominciamo adamarci(Gino Mescoli/Vitto Palavicini); A vuchella(Francesco Paolo Tosti/Gabriele D'annunzio; Chellà llà(S.Taccani/U. Bertini) - Canção napolitana.

O Grupo Vocal Comunicação, sob a regência de Lydia de Godau com as músicas Negrinho do Pastoreiro(Barbosa Lessa), arranjo: Aricó Jr.; Feira de Mangaio(Sivuca/Rosinha Gadelha), arranjo: Lydia de Godau; Festa do interior(Moraes Moreira/Abel Silva, arranjo: Ismael Barbosa; Isto aqui o que é (Ari Barroso), arranjo: Alexandre Zilahi.

O Coral Mestras Cantoras do Centro do Professorado Paulista, sob a regência de Renato Teixeira cantaram La comparsita, arranjo: Ada Parise; Caçador de Mim (Milton Nascimento);Frevos diversos, arranjo: Damiano Cozzello; Va pensiero (da ópera Nabuco - Giuseppi Verdi).

O Grupo Vocal Vozes da Natureza sob a regência de Lydia de Godau, cantou Arrastão (Edu Lobo/Vinicius de Morais, arranjo Maria Meron; Pensar em você (Chico César), arranjo: Lydia de Godau; João e Maria (Chico Buarque - adaptação Lydia de Godau); Qual é baiana? (Caetano Veloso/Moacyr de Albuquerque), arranjo : Bontzye S. Sandoval.

O Coral EducaNção encerrou o evento apresentando quatro músicas sob a regência do Maestro Vanderlei Banci, Mais que nada(Jorge Benjor), arranjo:Vanderlei Banci; Berimbau (Baden Powel/Vinicius de Morais, arranjo: Arlindo Teixeira; Refazenda(Gilberto Gil) com arranjo especial, capela a quatro vozes, do Maestro Vanderlei Banci e Dança dos meninos(Milton Nascimento), arranjo Vanderlei Banci.

O Encontro faz parte do Projeto Canto Coral, uma ação do programa de formação permanente da Rede Municipal de Educação de Guarulhos . O objetivo é levar a linguagem musical aos educadores para que, depois, repassem o aprendizado a seus alunos no processo de ensino-aprendizagem.

Gente de fibra,
Gente de garra,
Gente que faz,
Gente bonita,
Gente que canta,
Gente que encanta,
Gente feliz,
Gente que realiza,
Gente que constrói,
Gente que se empenha,
Gente que se difere,
Gente que avança,
Gente decidida,
Gente firme,
Gente de paz,
Gente que trabalha,
Gente amiga,
Gente alegre,
Gente que ama,
Gente destemida,
Gente incansável,
Gente exemplo,
Gente que lidera,
Gente que se comunica,
Gente sábia,
Gente que ensina,
Gente que aprende,
Gente simples,
Gente grande,
Gente humilde,
Gente solidária,
Gente forte,
Gente brilhante,
Minha Gente!
Brava Gente de ação e emoção.
Brava Gente do Coral EducaNção.

Amo vocês!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Oba, seja bem-vindo, sua opinião é muito importante!!!